segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Como eu entrei na Guerra"

Capítulo 13º

Pinho e Pina Silva a aprenderem a tocar viola



De GMC até Quibaxe.



A evacuação da velhinha GMC (viatura com um passado glorioso no início do conflito) foi de facto uma carga de trabalhos, tendo em conta que o “animal” não tinha ponta por onde se lhe pegasse.



Motor de arranque não tinha e era posta a trabalhar de empurrão. A caixa de velocidades dava para enfiar algumas mudanças que arranhavam de tal ordem que até nos punham os cabelos em pé, travões apenas o de mão.



Escoltados por um pelotão da tropa de elite da C.Cav. 2692, arrancámos direitos a Quibaxe com a GMC devidamente engatada a uma das Berliet , através de uma lança de reboque.


Dentro da cabine, eu a conduzir e o Pina Silva como ajudante com a missão específica de accionamento do travão de mão, único acessório que funcionava mais ou menos embora com risco de incêndio, devido ao atrito nos calces de travões, lá conseguimos chegar sem sobressaltos de maior até à descida para o Dange.


Porque se tratava de uma zona com um declive muito acentuado tratei de prender um cabo de reboque a uma outra Berliet, que coloquei na traseira da GMC e atacamos a descida.


Com a GMC devidamente entalada entre as duas Berliet carregadas de companheiros de luta, fizemos no máximo uns quinhentos metros quando, para mal dos meus pecados, o cabo que aguentava a minha viatura se partiu e a pressão sobre a Berliet da frente foi de tal ordem que dobrou a lança e só não foi tudo morro abaixo porque num golpe de génio (sorte) consegui enfiar por debaixo da traseira da Berliet a frontaria da GMC e, ao fim de alguns metros de arrastamento conseguimos imobilizar-nos junto do precipício.


Deus esteve connosco naquele momento.


Fiquei sem pinga de sangue e a partir daí já nem o Pina Silva me quis acompanhar na viagem. Lembro-me que as pernas ainda me tremiam quando cheguei a Quibaxe e nem vontade tive para ir “mudar o óleo”, coisa que normalmente fazia sempre que ia ao Pelotão de Apoio Directo.


De facto a evacuação da GMC foi um risco mal calculado, que nos poderia ter saído muito caro.


Mas enfim, haja quem mande. Só nos resta obedecer.





E vai um faducho

Clemente Pinho. Ex-Furriel Mecânico Auto. C.Cav. 2692



Sem comentários:

Enviar um comentário