sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"Como eu entrei na Guerra"



Capítulo 10º


O Jipe e a “bola de bilhar”


Jantar de despedida do Alferes Cabrita

A vidinha de aramista até nem era nada má. Trabalhar o necessário, escrever prá família e ir bebendo a cerveja que podia e o whisky “novo” que me calhava mensalmente como sargento, pois o velho ou o especial estava apenas destinado aos oficiais, discriminação que nunca compreendi.

Com o Capitão de férias no “puto” o Alferes Guia, penso que por ser o mais antigo, ficou a comandar a companhia e para se impor ou por defeito procurou imitar a forma de comando do Taxa Araújo.

Como tal era digno de se ver o dito cujo montadinho no Jipe passeando por tudo quanto era sítio dentro do aquartelamento, matando saudades dos seus tempos de civil.

Para mim não havia qualquer problema, tanto de me dava que fosse o Guia a utilizar a viatura do comando ou o Passarinho, que era o seu condutor. O que eu tinha a certeza era que não tinha recebido instruções directas relacionadas com a utilização do jipe do capitão.

Passados talvez uns quinze dias depois do Taxa Araújo ter regressado de férias o Passarinho, condutor do Jipe” foi chamado ao gabinete do Capitão para explicar a razão porque deixou o Alferes Guia utilizar a viatura e quando de lá saiu, veio ter comigo a informar-me do que se passava e de que tinha recebido como castigo uma “carecada”.

Depois foi a minha vez de ser interrogado sobre o acontecimento e por mais que eu fizesse ver ao Taxa que nem eu nem o meu condutor tínhamos responsabilidades sobre o acontecimento, pois para todos os efeitos o Guia era na sua ausência o comandante do aquartelamento, o tipo não foi cá de meias medidas e mandou-me também cortar o cabelo à máquina zero.

Ainda o Gato, que era o barbeiro, me estava a tirar as medidas à cabeça já todo o aquartelamento sabia que eu tinha apanhado uma careca e iam passando pela barbearia, em romaria, para verem a obra de arte que ia dali sair.

Nunca fui de meias medidas e apareci no gabinete do Taxa com a cabecinha de tal modo escanhoada que mais parecia uma autêntica bola de bilhar. Fui repreendido por ter exagerado no corte, pois não tinha que ser tão curto. Preso por ter cão, preso por não ter…

Estive vai na vai para o mandar prás obras. Tive que me conter pois ainda faltava muito para acabar a comissão.

Sinceramente em toda esta brincadeira, a única pessoa com quem de facto fiquei na altura chateado, depois passou, foi com o Alferes Guia que deveria ter tido a coragem de enfrentar “a fera” , fazendo-lhe ver que a responsabilidade era totalmente sua.


Por vezes eu alinhava mas aparecia sempre qualquer coisa para me desalinhar.


Clemente Pinho. Ex-Furriel Mecânico Auto. C.Cav. 2692

Sem comentários:

Enviar um comentário