terça-feira, 28 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO BCAV 2909


BCAV 2909
HISTÓRIA DA UNIDADE
(CONTINUAÇÃO)
(01.0005)

CERIMÓNIAS DE DESPEDIDA (Sousel, Estremoz e Lisboa)

Cerimónia de despedida em Estremoz

No dia 9 de Abril de 1970 o BCAV 2909 aproveitou esta data não só para prestar, junto ao Monumento, a homenagem aos que tombaram ao serviço da Pátria como ainda para se despedir da cidade de Estremoz.
A recordação dos que morreram para que a Pátria continue, se bem que tenha sido uma cerimónia bastante simples, não deixou de tocar os sentimentos e coração do pessoal e dos que a ela assistiram.
Consistiu de uma formatura geral do Batalhão frente ao Monumento a que foram prestadas honras e em que foi deposta uma coroa de flores.
À cerimónia, a que estavam presentes o Comandante e Oficiais do RC 3, assistiram ainda autoridades civis, representações de várias corporações e bastante povo.
Seguidamente o Batalhão desfilou por várias artérias da cidade, acorrendo o povo que à passagem aplaudia os soldados.
No dai 10 de Abril e no RC 3 realizou-se uma formatura geral do Batalhão em que o Comandante do Regimento,, Coronel António Maria Rebelo, falou ao pessoal sobre a missão que ia cumprir, acabando por fazer votos de uma feliz comissão e mais uma vez afirmar que tinha a certeza que os soldados do BCAV 2909, pertencente ao RC 3, saberiam honrar a Arma de Cavalaria e o nome de Portugal.
À noite houve um jantar de despedida, oferecido aos Oficiais do Batalhão pelo Comandante do RC 3, a que esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
Pelas 20h00, o Batalhão, a fim de seguir de comboio para Lisboa, saiu do Regimento.
Com o terno de clarins do RC 3 à frente e fazendo-se acompanhar dos cães que também seguiam para o Ultramar, desfilou pelas ruas de Estremoz, passando pelo castelo da cidade.
O povo correspondeu à homenagem e saiu para a rua, aplaudindo os soldados não só pela missão que iam desempenhar mas também pelo garbo com que desfilavam.
Após formatura no largo e avenida fronteiros à estação do caminho-de-ferro, fez-se o embarque da tropa no comboio especial que partiu de Estremoz pelas 22h50, chegando em 11 de Abril pela 0gh45 ap cais de Alcântara.

(Extraído do relatório do Comandante Duarte Silva, depositado no Arquivo Histórico Militar – Lisboa)

(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário