sábado, 1 de setembro de 2012

HISTÓRIA DO BCAV 2909



BCAV 2909
HISTÓRIA DA UNIDADE
(CONTINUAÇÃO)
(01.0006)

CERIMÓNIAS DE DESPEDIDA (Sousel, Estremoz e Lisboa)

Cerimónia de despedida em Lisboa

No dia 11 de Abril, após ter tomado a 1ª refeição, fornecida pela Manutenção Militar, e ter instalado a bagagem e ter tomado conhecimento da distribuição dos alojamentos no navio “NIASSA”, o pessoal do Batalhão integrou-se na formatura geral das forças a embarcar de que faziam também parte o pessoal do BCAÇ 2910, da CCAV 2720, da CCAÇ 2723, do DEST 2331/RAAF, do DEST INSP ALIMENTOS 2232 e do DEST INSP ÁGUAS 2235 e cujo comando foi assumido pelo 2º Comandante do BCAV 2909, Major Soares Branco.
Os Comandantes e os Oficiais Adjuntos dos Batalhões, embora presentes, não tomaram parte na formatura por embarcarem em 16 de Abril, de avião, para Luanda.
Pelas 11h00 o Exmo. Director da Arma de Cavalaria, General João Eduardo Gamarro Correia Barrento, em representação de Sua Excelência o Secretário do Exército, passou revista às tropas, tendo no final feito uma alocução em que desejou uma feliz Comissão e afirmou da certeza de que “ A SAGRADA MISSÃO DE DEFESA DO SOLO PÁTRIO” seria cumprida.
O Comandante das forças agradeceu os votos formulados e afirmou que a Missão, com o esforço de todos e se necessário com o sacrifício da própria vida, seria cumprida.
Seguiu-se o desfile com continência ao General Correia Barrento, após o que o pessoal embarcou.
Pelas 12h10 do dia 11 de Abril de 1970 o NIASSA levantava ferro e rumava em direcção a Angola.

(Extraído do relatório do Comandante Duarte Silva, depositado no Arquivo Histórico Militar – Lisboa)

O adeus das famílias aos militares que partiam para a guerra.

A certeza da partida, a incerteza do regresso.


(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário