quarta-feira, 19 de setembro de 2012

HISTÓRIA DO BCAV 2909


BCAV 2909
HISTÓRIA DA UNIDADE
(CONTINUAÇÃO)
(01.0007)

VIAGEM DE LISBOA A LUANDA

Iniciada a viagem e após as apresentações ao Comandante de Bandeira do navio “NIASSA”, senhor Capitão Tenente José Afonso Peres F. Wagner, foram marcados os locais de formatura e instrução e orientadas as actividades a efectuar.

A bordo, a par da continuação da instrução, reuniões prelecções e exercícios de treino de “posto de abandono”, atendeu-se também à parte recreativa, tendo-se organizado alguns jogos entre pelotões e sub-unidades e realizando-se sessões diárias de cinema. Teve ainda lugar a “Cerimónia de Passagem do Equador” e um sarau organizado pelo nosso Batalhão e em que colaboraram também alguns elementos de outras Unidades embarcadas.

No dia 22 de Abril, véspera da chegada a Luanda, foi servido um jantar de despedida a todo o pessoal. No jantar dos Oficiais falaram o Comandante das forças embarcadas, o Comandante do navio e o Comandante de Bandeira, tendo sido pelos dois últimos enaltecido o aprumo e a disciplina do pessoal durante a viagem e ainda pelo Comandante de Bandeira lida uma menção de apreço às forças embarcadas que foi publicada na Ordem de Serviço.
Na madrugada de 23 de Abril surge Luanda, onde já se encontravam o Comandante e o Adjunto do Batalhão, que se deslocaram num gasolina a bordo.

DESEMBARQUE

Pelas 09h00 do dia 23 de Abril de 1970 iniciou-se o desembarque do pessoal, que de comboio foi transportado para o Campo Militar do Grafanil, onde o Batalhão ficou instalado

CERIMÓNIA DE RECEPÇÃO

A saudação de boas vindas foi feita no Campo Militar do Grafanil, em que Sua Excelência o Comandante da Região Militar, General Ernesto Machado Soares de Oliveira e Sousa, proferiu uma patriótica alocução, à qual o Tenente Coronel de Infantaria António Adelino Antunes de Sá, Comandante do BCaç 2910, que assumira o comando das forças desembarcadas, agradeceu com a formal promessa de garantia e confiança nas tropas recém chegadas a Angola.
Seguiu-se o habitual desfile.

INSTALAÇÃO EM LUANDA

A instalação inicial teve lugar no Campo Militar do Grafanil, desde 23 a 28 de Abril, em muito precárias condições, o que se revela prejudicial como primeiro contacto do pessoal Metropolitano com a mais vasta e rica Província Ultramarina.


(Extraído do relatório do Comandante Duarte Silva, depositado no Arquivo Histórico Militar – Lisboa)

(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário