sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Como eu entrei na Guerra"


Capítulo 2º

Como fui parar em “mecânico auto”
Eu, que nem carta de condução tinha e de meios de locomoção apenas sabia alguma coisa sobre a construção dos carrinhos de rolamentos com que descia as rampas do castelo de Montemor-o-Novo, em miúdo claro.
É uma história curiosa o que vou contar.
Faltava não mais de 15 dias para terminar a recruta e jurar bandeira quando o Sargento meu amigo, o tal do depósito de equipamento, veio à minha procura para me levar à presença do 2º Comandante da Escola Prática de Artilharia, o Tenente Arranhado.
E lá fui com ele ao gabinete do tal Arranhado e, pelo caminho, ia tentando me lembrar de algum incidente, fora ou dentro do aquartelamento, em que me tivesse envolvido. Será que tinham descoberto os meus desenfianços ao fim-de-semana?
Entrei no gabinete e recordo-me de ter ouvido o Sargento de nome Merca dizer para o Tenente apenas isto “aqui está o homem” e sair.
Fiquei cara a cara com o homem, muito atrapalhado e convencido de que estava feito ao bife, até ele me perguntar;
- Chama-se Clemente Pinho?
- Conhece o Sr. Armando Alho? Sabe que ele é um grande amigo meu?
- Não tem em seu poder uma carta dirigida a mim?
Fiquei atrapalhado e disse para comigo “ estás mesmo feito” e balbuciei;
- Sou de facto o Clemente Pinho, conheço o Sr. Armando Alho e tenho em meu poder uma carta que lhe é dirigida no caso de eu necessitar alguma ajuda…
O homem ficou completamente admirado por eu não ter utilizado uma cunha que qualquer um nas minhas condições não deixava de aproveitar.
Lembro-me perfeitamente de ficar sem reacção quando o Tenente me diz;
- Então não precisa? Tem tido bons testes? Quer ir para atirador? Quer ser mobilizado? Não quer cumprir o resto da tropa aqui em Vendas Novas?
Respondi-lhe:
- Já escolhi as especialidades, mas o Aspirante do meu pelotão disse-me que devido aos meus testes físicos e escritos vou com toda a certeza para atirador.
O Tenente Arranhado voltou a argumentar.
- O seu Aspirante não tem que dar palpites, diga lá o que é que escolheu.
Eu respondi:
- Escolhi Artilharia de Campanha, para a possibilidade de ficar em Vendas Novas. Escolhi Artilharia de Costa e Mecânico Auto.
O dito cujo tenente mandou-me esperar e ausentou-se do gabinete durante uma eternidade (não mais de 15 minutos) e quando regressou disse-me:
- Artilharia impossível pois as vagas que tinham já estavam preenchidas, mas podia contar com a especialidade de mecânico auto.
Antes de sair do seu gabinete pedi-lhe desculpa por não lhe ter entregue a carta e perguntei-lhe se podia explicar as razões de tal acto, o que ele consentiu.
- Então é assim.
- O Armando Alho era o senhorio da habitação onde morava e tinha a fama e o proveito de ser um incorrigível mentiroso. Mentia tanto que por vezes se convencia que falava verdade.
Era do tipo em que se eu lhe dissesse que tinha uma máquina de barbear com rádio acoplado, ele argumentava logo que também tinha uma com televisão e tudo. De facto era um tretas do caraças, mas como era rico ninguém o desmentia e até achavam graça.
Num dos primeiros fins-de-semana que vim a casa (já não me recordo se desenfiado ou não), encontrei o meu pai a falar com o dito cujo Armando Alho, que morava na porta ao lado, que ao ver-me fardado e com as insígnias da “Artilharia”, me perguntou se eu estava em Vendas Novas.
Após a minha confirmação, levou-me ao seu escritório e escrevinhou prá li uma carta que eu tinha que entregar em mão ao seu grande amigo Arranhado. Vai daí ainda parece que o estou a ouvir:
- Meu rapaz na segunda-feira pedes logo para falar com o Tenente Arranhado e entrega-lhe esta carta em mão ouviste? Olha que se trata do 2º Comandante da Escola e como tal pode-te ajudar no que precisares.
Pensei cá pra mim:
- Então o Comandante da minha bateria de Instrução é um Major, que raio é que um Tenente me pode ajudar e, na sequência deste pensamento, deixei ficar a cartinha no armário. Azar o meu…
Como ainda era “maçarico” desconhecia que a hierarquia de comando da Bateria de Instrução nada tinha a ver com a da Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas.
Rimo-nos os dois e saí do gabinete com a certeza de que o meu destino seguinte seria Sacavém.
Fiquei menos desalinhado pois ia continuar a minha formação militar numa unidade que, segundo informações de amigos, era uma rebaldaria (desde que se tivesse cuidado com o sabão amarelo) o que para mim era ouro sobre azul, pois eu era de facto “um baldas do caraças”.


CLEMENTE PINHO. Furriel Miliciano – Mecânico Auto – C.CAV. 2692

Sem comentários:

Enviar um comentário