segunda-feira, 23 de março de 2020

Falecimento do Coronel Taxa Araújo - Mensagem de Pedro Cabrita

A MINHA MEMÓRIA.
A MINHA HOMENAGEM.
Em fins de outubro de 70 cheguei um dia ao Mucondo com um envelope secreto debaixo do braço.

Era hora do almoço.
Entrei pela messe perante o espanto do então Capitão Taxa Araújo.
"Um alferes..!? Mas eu não pedi nenhum alferes...?!"
Pegou no envelope, entrou no gabinete e regressou pouco tempo depois.
"Já sei do que se trata. Oficial de Dia; acomode o nosso alferes. Vai passar 4 meses connosco."
Era então o início do meu estágio para um curso de formação de Capitães milicianos. O primeiro estágio dessa fornada.
E assim demos início a uma aprendizagem em quatro meses de como "fabricar" à pressa um Capitão para a Guerra Colonial.
Foi talvez um dos primeiros momentos de sorte que tive nesta minha jornada da guerra.
O então Capitão Taxa Araújo, certamente discordando desta iniciativa superior, mas compreendendo que pouco mais havia a fazer, empreendeu uma formação séria e passou-me tudo quanto o seu conhecimento e experiência detinham. Algo a que não era obrigado; apenas por seriedade e respeito para comigo.
O conhecimento da coisa militar na sua inter relação hierárquica e o domínio do chão da guerra, foi a matéria inculcada em curtos 4 meses de estágio.
Aprendi muito e quase tudo... em apenas 4 meses. Foi obra.
Louvou-me, apenas como incentivo a um "puto" com 22 anos à altura, que aos 23 se esperava fosse comandar uma Companhia na guerra. Compreendi. Podia ter-me reprovado; mas arriscou acreditar e, por sorte minha, acertou.
A minha comissão foi um êxito, mas muito fiquei a dever ao Taxa Araújo e desse facto dei público conhecimento no meu livro "Capitães do Vento" onde repiso todos os passos que me foram dados a percorrer. O livro reflete isso em vários
momentos desta minha saga.
Parte cedo.
Mas a morte, infelizmente, não escolhe nem quem, nem quando deve partir.
Estive em Santarém num dos almoços dos veteranos da Companhia.
Reencontrámo-nos com um abraço e da mesma forma nos despedimos até um dia destes que calhasse.
Não calhou e assim nos despedimos agora desta forma equívoca que nem nos permite acompanhar o amigo até à sua última morada.
Mas o abraço continua a não carecer de veículo próprio, quando a amizade fica marcada pelo respeito e pela admiração.
Com o meu caloroso RIP vai o meu abraço de respeito e eterno agradecimento pela dedicação e empenho que recebi.

Pedro Cabrita
Ex- Capitão Miliciano (13376769)

1 comentário:

  1. Caro Pedro Cabrita, "Capitão à pressa fabricado", com passagem pelo Mucondo, já lá vão 50 anos!
    Quatro meses de chuvadas tropicais, se a memória não me atraiçoa, e de picadas infernais, além de muitas outras coisas que tais, terão sido uma boa 2ª recruta para ascender a capitão. E também para tirar uma foto ao nosso comandante Taxa Araújo, como aqui fica descrito. Também nós tivémos sorte em nos termos cruzado com ele. Que descanse em paz! Obrigado Pedro Cabrita.

    ResponderEliminar