terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DO BCAV 2909



BCAV 2909
HISTÓRIA DA UNIDADE
(CONTINUAÇÃO)
(02.0006)

SITUAÇÃO GERAL (continuação)

TERRENO

AERÓDROMOS E PISTAS DE ATERRAGEM
Zemba, Mucondo e Cambamba dispõem de pistas de aterragem utilizáveis por aviões tipo DO-27 e Auster.
Em Santa Eulália existe uma pista que permite a aterragem de Nord’Atlas e de T-6.
As pistas de aterragem ficam junto aos aquartelamentos com ecepção da pista de Cambamba, que dista deste cerca de três quilómetros.
As características principais das pistas de aterragem são as seguintes:
Pista de Zemba:
Localização: 143730.080600
Altitude: 810 m
Comprimento: 650 m
Largura: 30 m
Pavimento: laterite
A placa para helicópteros localiza-se na própria pista
Pista de Mucondo:
Localização: 143230.081420
Altitude: 800 m
Comprimento: 600 m
Largura: 30 m
Pavimento: terra batida
A placa para helicópteros localiza-se na própria pista
Pista de Cambamba:
Localização: 144600.080930
Altitude 830 m
Comprimento: 600 m
Largura: 23 m
Pavimento: terra batida
A placa para helicópteros tem 100 m de comprimento, sendo o pavimento argiloso
Além destas pistas que servem directamente os aquartelamentos das NT ainda existem na área do Mucondo quatro pistas particulares, na fazenda São Paulo (1438.0815), no Quicunzo (142840.081130), na fazenda Bombo (1431.0813) e na fazenda Caiado (1437.0817). A única pista onde existe combustível para aviões e helicópteros é em Santa Eulália.

POVOAÇÕES
No Subsector ZBA existe apenas uma povoação: Cambamba.
Era uma povoação comercial de pequena importância, sede de um posto administrativo do concelho de Quitexe, do distrito de Uíge.
Foi completamente destruída, vítima do terrorismo, mas está a ressurgir a cerca de 1 km mais a sul da zona que ocupava.
O novo local foi condicionado pela utilização do aquartelamento pelas NT. Tem construída a residência do Administrador, Enfermaria, 2 casas comerciais e 2 sanzalas com cerca de 900 habitantes.

PORTOS E PASSAGENS
Durante a época das chuvas o Suége e o Luica requerem cuidadosespeciais para a sua passagem, mas com auxílio dos meios locais, árvores, acabam sempre por se poderem passar.
O Dange é muito difícil na época das chuvas e mesmo no cacimbo só dá passagem em alguns locais.

CONCLUSÃO (da análise da situação do terreno)
As condições meteorológicas, conjugadas com o terreno, dificultam a acção das NT, em especial durante a época das chuvas.
A época mais favorável para as NT realizarem operações é a do cacimbo, principalmente a partir de meados de Julho, depois de serem feitas as queimadas.
O Subsector ZBA favorece extraordinariamente o In devido ao seu relevo, hidrografia, vegetação e insuficientes vias de comunicação, obrigando as NT a grandes esforços para cumprirem as diversas missões que lhe são confiadas.
Da apreciação conjunta das condições meteorológicas e do terreno e sua influência sobre a actuação do In e das NT salientam-se os seguintes aspectos.

Zonas importantes de concentração In
- Região Mufuque – Candende, a S de Zemba, compreendida entre os rios Suége  e Zungo.
- Curso superior do rio Suége.
- Região a N de Zemba.
- Região a SW de Mucondo, envolvendo os cursos médio e superior dos rios  Lulumba e Bóqui.
- Antiga região de Fula-Mucondo, a SE de Mucondo, compreendida entre o rio Luica e a picada ponte   do Dange-Mucondo.
- Curso superior do rio Luica.

Observação e campos de tiro
A observação terrestre e os campos de tiro são muito reduzidos devido à grande densidade de vegetação existente no Subsector.
A observação aérea, limitada também pelas matas e pelo capim, é bastante prejudicada pelas condições de nebulosidade e visibilidade que, normalmente, são más durante as tardes, na época das chuvas e durante as manhãs na época do cacimbo e que, por vezes, chegam igualmente a prejudicar a observação terrestre.
O número elevado de morros dominantes permite ao In manter uma eficiente rede de postos de observação e vigilância, tanto perto como afastados dos seus acampamentos e “quartéis” e ainda orientar alguns desses postos de vigilância sobre os estacionamentos da NT e sobre os itinerários que estas mais frequentemente percorrem.

Obstáculos
Quase todos os rios importantes existentes na ZA se podem considerar grandes obstáculos, em especial durante a época das chuvas.
Destacam-se no entanto os rios Suége, Cácua e Lulumba, que constituem obstáculos para os movimentos realizados no sentido E-W e os rios Lifune e Luica quando os movimentos se realizam no sentido N-S.

Cobertos e abrigos
As numerosas matas existente na ZA constituem óptimos cobertos para pessoas, e abrigos para a instalação dos acampamentos e “quartéis” In.
O capim, desde meados da época das chuvas, até meados de Julho, quando se fazem as queimadas, constitui um óptimo coberto para pessoas chegando, por vezes, a furtar à observação aérea os próprios trilhos utilizados pelos elementos In nas suas deslocações.

(Extraído do relatório do Comandante Duarte Silva, depositado no Arquivo Histórico Militar – Lisboa)

(CONTINUA)

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