domingo, 27 de janeiro de 2013

HISTÓRIA DO BCAV 2909


BCAV 2909
HISTÓRIA DA UNIDADE
(CONTINUAÇÃO)
(02.0008)

SITUAÇÃO GERAL (continuação)

INIMIGO

ORGANIZAÇÃO CIVIL E MILITAR

MPLA:

Na generalidade o MPLA orienta o seu esforço no sentido da guerrilha e mentalização política das populações, tendo os seus destacamentos político-militares a acumulação dos poderes civis e militares. Assim, as populações vivem à parte dos “quartéis”, em separação mais nítida até que na UPA, são dominadas pelos destacamentos político-militares onde existem Comissários Políticos para a mentalização quer das populações quer até dos soldados.

A organização militar está assente nos antigos “quartéis” da UPA, a que mudaram os nomes.

A estruturação do MPLA encontra-se assim definida:
- Um Congresso.
- Um Comité Director constituído por uma Comissão Política e uma Comissão Militar; estas Comissões    são coordenadas por um organismo ou departamento coordenador, constituído por um Presidente e    três Adjuntos.
- A Comissão Política tem os seguintes departamentos: de Informação, de Assuntos Externos, de    Finanças.
- A Comissão Militar tem um Comando Militar, que acciona as várias Regiões Militares; estas têm um   Comando Regional e estão divididas em Zonas; as Zonas têm, cada uma, um Comando de Zona e   estão divididas em Sectores; estes têm, cada um, um Comando e os Grupos (armados).
- Normalmente em cada Zona há um CIR (Centro de Instrução Revolucionária).
- Dependentes do Comité Director, embora integrados e accionados pelos vários escalões de comando,   existem ainda as seguintes organizações: Pioneiros, Milícias, JMPLA (Juventude do Movimento   Polular de Libertação de Angola), UNTA (União Nacional dos Trabalhadores de Angola), OMA   (Organização das Mulheres de Angola).

(Extraído do relatório do Comandante Duarte Silva, depositado no Arquivo Histórico Militar – Lisboa)

(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário