segunda-feira, 7 de junho de 2010

SUS! A ELES

A todos os (ex) camaradas de armas da Companhia de Cavalaria 2692, do Batalhão de Cavalaria 2909, que fez a comissão de serviço em Angola de Abril de 1970 a Junho de 1972, é dedicado este blog que hoje foi criado e tem início.
A criação do blog surgiu da ideia do (ex-furriel) José Tavares e só tomei a liberdade de o criar para garantirmos a reserva da designação.
Brevemente contactaremos camaradas que se disponham a colaborar activamente neste espaço que é seu.
Um abraço a todos.
Gonçalves ("furriel Azarujinha")

6 comentários:

  1. Ah grande Gonçalves!
    Isto é só um ponto de partida, vamos fazer deste um espaço de encontro, lazer, recordação, projecto e fortalecimento de amizades criadas há quase quarenta anos.
    Em breve voltarei com ideias, espero!
    Abraço e parabéns
    JT

    ResponderEliminar
  2. Ok, fiquei satisfeito ao saber desta iniciativa. Podem contar com o meu apoio e parabéns.
    Um abraço
    Rui Freire da Silva

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui
    Temos de começar a pensar em colocar aqui as nossas fotos para nos reconhecermos melhor. Digo fotos de quando tínhamos vinte anos! É um rejuvenescimento de toda a malta!
    Um abraço
    JT
    PS penso que és o homem do cripto, das mensagens ultra-secretas, estou certo ou enganado?

    ResponderEliminar
  4. Olá Tavares

    Sem dúvida que sou "o homem do cripto", estás certissimo. Realmente temos que colocar umas fotos, para nos reconhecermos mais facilmente.
    Um abraço
    Rui Silva

    ResponderEliminar
  5. Só hoje, 25/09, e por um telefonema do ex alf Carlos Dias, soube da existência desta iniciativa.
    Parabéns pela ideia!
    Espero, sempre que possível, dizer alguma coisa.
    Um Abraço
    Fernando Guia
    (ex alf.)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Senhores. De tantos de vós ouvi falar a alguém que me é muito querido e que foi um dos meus modelos de Homem. Foi com mágoa e medo, de menino de 9 anos que um dia ouvi a minha avó Beatriz dizer, por entre a aflição das lágrimas e soluços "O Nosso Quim vai para Angola"; sem saber porquê, o meu "mundo" e o meu "herói" estavam prestes a partir para um local que me era conhecido pela longa relação familiar com essa terra. Nada mais. Agora, restava a consolação de saber que, ao menos, estaria família por lá que "receberiam" o nosso Quim. Das memórias dessa infância, além dos acontecimentos da morte de Salazar, dos passos de Armstrong na lua, via RTP, a altas horas da noite e comentados pelo Mensurado, as conversas em Família de Marcello Caetano, a que mais me ficou gravada, foi a de minha mãe, depois de ter beijado o seu irmão pela única vez, antes do embarque naquele monstro de aço chamado NIASSA, apontando para a multidão da tropa apinhada nas amuradas, mastros, enfim, por todo o lado, dizendo-me "ali, vês, o tio Quim?!?!... além!!..."; e acenava. E eu acenava... acenávamos todos, pois, realmente, eram todos um só, naquele "Adeus, até ao meu regresso" a que me(nos) habituei(ámos)a ouvir e que a tantos, que, do lado de cá, sofremos com a partida de todos vós.
    O que ouvi falar de histórias, feitos, brincadeiras, sortes, azares, angústias, enfim, aquilo que durante anos foi "debulhado" na catarse, quase terapêutica, do regresso à família.

    Perdoem-me esta introdução que aqui deixo, mas a emoção deu-me largas à escrita, depois de tanto procurar pela vossa História da qual sou um pouco "fiel depositário". Sou sobrinho do 1º Cabo Rádio Montador, Joaquim António Pombares Vaz de Carvalho, natural de Castelo Branco, nascido em Maio de 1948 e que, por ser pouco dado às novas tecnologias, pouco deve saber acerca desta excelente iniciativa. Comigo guardo, religiosamente, junto ao meu fardamento da FAP, que servi anos mais tarde e de Chefe da PSP que sou hoje, o camuflado com as divisas e com o escudo do Batalhão, bem como a boina e algumas fotos que ele enviou na sua estada em Luanda e na zona dos Dembos. Assim possa, comunicar-lhe-ei (penso fazê-lo no seu aniversário) que o vosso espírito mantém-se vivo. Para já, predisponho-me a endereçar-lhe possíveis mensagens que porventura, quem dele se recorde e seria engraçado no seu dia de aniversário, receber os parabéns de Camaradas de Armas (deixo aqui a ideia). Assim que possível enviarei também contactos e as referidas fotos, digitalizadas. Forte Abraço para todos vós, muitos dos quais, um dia, foram a FAMÍLIA do Quim Carvalho e aos quais, também acenei, como vós a mim lá do Niassa. Abraços.

    ResponderEliminar